Segundo os Estatutos da Universidade dos Açores (n.º 2 do artigo 58.º), a Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) tem por missão adquirir, tratar, tornar acessíveis e difundir recursos de informação, bem como conservar e preservar as coleções bibliográficas, documentais e museológicas existentes na Universidade, contribuindo para a aprendizagem, a investigação, a formação contínua e o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos.
Tem por atribuições fundamentais, a atualização, o tratamento técnico, a difusão e preservação dos seus acervos informacionais, de caráter bibliográfico e arquivístico, em vários formatos e suportes assim como o apoio ao ensino e à investigação, disponibilizando serviços de informação bibliográfica e arquivística, reais ou virtuais e ainda a gestão logística e informacional dos centros de documentação.
Incumbe ainda à BAM, disponibilizar os seus acervos informacionais ao público universitário e à comunidade em geral, adquiridos por compra, permuta, oferta, doação, legado ou depósito; Garantir o empréstimo interbibliotecas, assim como outras formas de colaboração com outras bibliotecas, arquivos e museus, nacionais ou internacionais; Promover os respetivos serviços, acervos e áreas de atividade; Participar em órgãos ou comissões de caráter consultivo e deliberativo no setor de bibliotecas, arquivos e museus, de âmbito nacional ou internacional; Promover a formação profissional e a valorização do pessoal ao seu serviço.
A BAM pode ainda prosseguir projetos de atividade cultural, individualmente ou em cooperação com outras entidades e/ou serviços internos ou externos à Universidade dos Açores (UAc), de âmbito nacional ou internacional.
Serviços Prestados
Empréstimo presencial e domiciliário (monografias, publicações periódicas, material não-livro e cartográfico); Empréstimo interbibliotecas (EIB); Referência bibliográfica; Referência arquivística; Formação de utilizadores; Distribuição das edições da UAc; Administração do Repositório Institucional (RUAc); Reprografia, artes gráficas, encadernação e restauro; Extensão cultural; Relações internacionais: – difusão de temáticas da União Europeia e dos Estados Unidos da América; colaboração em programas de mobilidade de funcionários; Colaboração com instituições congéneres, sobretudo da Região, incluindo escolas do ensino secundário.
Política de Admissão de Utilizadores
Consideram-se utilizadores da BAM, todas as pessoas singulares e coletivas devidamente identificadas. Estão definidas várias tipologias de utilizadores com diversos prazos e condições no serviço de empréstimo domiciliário (definidos no Regulamento da BAM). Os estudantes, docentes, investigadores e trabalhadores não docentes e não investigadores da UAc são identificados por cartão de cidadão ou outro documento emitido pela Universidade. Todos os utilizadores singulares das bibliotecas da UAc, independentemente da sua tipologia, devem entregar formulário de registo de utilizador devidamente preenchido.
O usufruto dos serviços prestados é válido até 31 de julho de cada ano letivo, renovável a partir daquela data desde que solicitado.
Os Antigos Alunos possuidores de Cartão de Leitor pagam apenas a taxa de utilização dos serviços, de acordo com a tabela em vigor.
Os utilizadores externos pagam a emissão dos respetivos cartões e uma taxa anual de utilização dos serviços, ambos os valores a fixar em cada ano civil.
Estão isentos de qualquer pagamento para utilização dos serviços da biblioteca os beneméritos que tenham feito doação de bibliotecas particulares à BAM.
O Cartão de Leitor produzido pela BAM é pessoal e intransmissível.
A inscrição como utilizador implica a aceitação deste Regulamento.
São direitos dos utilizadores:
-
Utilizar os espaços de livre acesso, nomeadamente salas de leitura, gabinetes de estudo individual e em grupo, áreas de leitura informal e lazer;
-
Utilizar os serviços e recursos informativos disponibilizados pelas bibliotecas nas condições estabelecidas no regulamento da BAM, bem como as definidas e divulgadas pontualmente pela BAM;
-
Receber informações sobre os serviços prestados e regras de funcionamento das bibliotecas da BAM e apresentar sugestões, reclamações e/ou elogios.
São deveres dos utilizadores:
-
Cumprir as normas do regulamento;
-
Adotar uma conduta cívica perante os demais utilizadores e os trabalhadores das bibliotecas;
-
Manter um ambiente de silêncio e bem-estar, abstendo-se de falar, comer, levar objetos desadequados ao estudo e ou tomar atitudes que perturbem o normal funcionamento das bibliotecas;
-
Preservar o estado das instalações e dos equipamentos, abstendo-se de qualquer conduta que lhes provoquem danos;
-
Manter a disposição dos móveis e equipamentos;
-
Respeitar os avisos dos trabalhadores das bibliotecas;
-
Zelar pela integridade dos documentos;
-
Apresentar o documento identificador de utilizador da biblioteca sempre que solicitado pelos trabalhadores da BAM.
Fundos Especiais e/ou Coleções Digitais
Fundos do Arquivo Histórico (arquivos pessoais, familiares, empresariais e um arquitetónico); Fundo de Reservados; Bibliotecas Particulares (AQ* Antero de Quental; AR Armando Rocha; CB Carlos Bettencourt; CFP Cristiano Frazão Pacheco; DPS Dinis Pimentel da Silva; FAD Félix Amaral Dias; FCC Francisco Carreiro da Costa; FM Frederico Machado; FMB Francisco Motta Botelho; GF Gustavo de Fraga; HB Henrique Braz; HG Homem de Gouveia; IRP Cónego Isaías da Rosa Pereira; JBTC* José Bruno Tavares Carreiro; JMAC José Maria Álvares Cabral; JS João de Simas; JSA Julião Soares de Azevedo; JSC Joaquim de Siqueira Coutinho; LMP Laudalino de Melo Ponte; MJC* Marquês Jácome Correia; MS José Manuel Motta de Sousa; RGC Ruy Galvão de Carvalho; RT Roberto Teixeira; TBV Thomaz Borba Vieira; VB* Visconde do Botelho).
Ligações
- Sítio web: http://biblioteca.uac.pt
- Catálogo: http://www2.uac.pt
- Repositório Institucional: http://repositorio.uac.pt
- Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaearquivouniversidadedosacores