O Centro de Documentação António Alçada Baptista encontra-se na Fundação Oriente integrado no Museu do Oriente e tem como missão a promoção do conhecimento e as relações entre Portugal e a Ásia, no âmbito das ciências históricas, sociais e humanas quer através da disponibilização e difusão de recursos informativos e documentais quer através da motivação do leitor/investigador e/ou público em geral.
Tem como principais objectivos manter actualizadas e disponíveis ao público as colecções que o constituem, assegurar o apoio bibliográfico, documental e informativo aos projectos e actividades promovidos pela Fundação Oriente e Museu do Oriente, apoiar e complementar a programação cultural do Museu do Oriente, desenvolver uma rede de parcerias nacionais e internacionais com instituições congéneres e assegurar o controlo, difusão e venda das publicações editadas ou patrocinadas pela Fundação Oriente
Serviços prestados
Consulta documental; Serviço de informação e referência; Consulta do catálogo bibliográfico; Acesso Wi-Fi; Pesquisa documental; Reprodução documental; Divulgação de novidades e sugestões de leitura; Venda de publicações.
Condições de utilização
A consulta da documentação é presencial; O empréstimo domiciliário é reservado, exclusivamente, a colaboradores do Museu do Oriente e da Fundação Oriente; O acesso à colecção de Reservados é de consulta condicionada, sob autorização superior; Os computadores existentes na Sala de Leitura destinam-se exclusivamente a apoiar o estudo e investigação no âmbito das temáticas abordadas.
Fundos e coleções
O fundo documental é constituído por cerca de 30.000 volumes de monografias, cerca de 500 títulos de publicações periódicas, documentação audiovisual e multimédia e literatura cinzenta. No fundo documental foram integradas as seguintes colecções: colecção Kwok On, composta por monografias, periódicos e documentação audiovisual sobre artes performativas asiáticas; Livraria do Convento da Arrábida, livraria conventual franciscana composta por monografias, periódicos e manuscritos do séc. XVI ao séc. XX; colecção Beltrão Coelho composta por monografias e arquivo fotográfico; colecção Carlos d’Assumpção composto por monografias; colecção de Reservados, que engloba os acervos com maior valor e importância patrimonial da Fundação Oriente, entre outras colecções.
Público alvo
Público em geral, comunidade académica e comunidade asiática.
Catálogo
http://bibliopac.foriente.pt/Opac
Redes Sociais
- Facebook: facebook.com/museudooriente
- Instagram: www.instagram.com/fundacao-oriente-museu