A nossa missão é disponibilizar os recursos de informação necessários à Comunidade Universitária para que possa cumprir os seus objectivos no âmbito do estudo, docência, investigação e relações com a comunidade, bem como promover o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, localização, acesso, avaliação (crítica) e organização da informação.
Em função da especificidade do acervo documental e de responsabilidades firmadas com entidades exteriores à Universidade, a Biblioteca alberga núcleos autónomos com fundo documental próprio. Em termos organizativos, contudo, o acesso e os serviços são controlados de uma forma integrada pela Biblioteca. Encontram-se atualmente em funcionamento os seguintes núcleos: a Biblioteca Memorial Leonardo Coimbra, o Centro de Documentação Europeia, o espólio Maestro Manuel Braga da Cruz e a coleção Braga da Cruz.
A Biblioteca insere-se na rede de Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, alargando substancialmente as oportunidades de pesquisa e de consulta aos seus utilizadores, nomeadamente através de um serviço proprietário de empréstimos interbibliotecários. A convergência operacional de metodologias de catalogação, indexação e organização, permite também a consulta do catálogo integral de todas as Bibliotecas da rede da Universidade.
Atendendo à sua natureza, a Biblioteca está especialmente vocacionada para apoiar o ensino e a investigação académica, preocupada em primeiro lugar com as necessidades dos docentes e alunos dos cursos que ali funcionam. Procurando a disseminação universal do conhecimento, é também uma biblioteca ao serviço de toda a comunidade com interesses, profissionais ou outros, no domínio da sua especialização: Ciências Sociais, Humanas e Artes.
Serviços prestado
Sala de leitura e consulta presencial.
Registo de Leitor.
Serviço de referência: empréstimos domiciliários e interbibliotecas, orientação nas pesquisas, identificação de fontes de informação e apoio na localização de informação.
Acesso ao catálogo online da biblioteca.
Acesso a recursos eletrónicos multidisciplinares e específicos.
Disponibilização de ferramenta de gestão bibliográfica automática.
Formação de Utilizadores.
Centro de Documentação Europeia.
Política de Admissão de Utilizadores
A biblioteca funciona em regime de livre acesso, com sala para leitura presencial e possibilidade de requisição de obras para leitura domiciliária.
a) Os utilizadores da Biblioteca são de quatro tipos: internos individuais, internos institucionais, externos individuais e externos institucionais.
b) São utilizadores internos individuais os estudantes, docentes, investigadores, funcionários da Universidade. Para estes, o acesso à Biblioteca é imediato e o cartão de identificação é o mesmo que os identifica como estudantes, docentes, investigadores ou funcionários.
c) Os utilizadores internos institucionais compreendem os centros de estudos, as unidades de investigação e as faculdades da Universidade.
d) Indivíduos da comunidade que não tenham qualquer vínculo atual com a Universidade podem obter acesso à Biblioteca como utentes externos individuais. Incluem-se nesta categoria os antigos alunos da Universidade. O seu registo como utilizadores externos procede-se mediante preenchimento de ficha de identificação e posterior emissão de cartão de identificação.
e) Empresas e outras instituições exteriores à Universidade podem obter acesso como utentes institucionais externos. O registo efetua-se nos mesmos moldes dos utentes externos individuais.
f) A emissão do cartão de utilizador externo – individual ou institucional – fica dependente do pagamento de uma taxa por ano letivo, e da autorização da Coordenação da Biblioteca.
Fundos Especiais
Centro de Documentação Europeia
O Centro de Documentação Europeia (CDE) é um centro de documentação, informação e comunicação europeia criado pela Comissão Europeia na Católica Porto, à semelhança de outros CDE em instituições de ensino superior.
Coleção Guilherme Braga da Cruz
A Coleção Guilherme Braga da Cruz é constituída por cerca de 12 000 obras bibliográficas de elevado interesse patrimonial não só pela antiguidade e raridade mas também pela diversidade temática (História, Direito, Artes, Religião, etc.).
Livro Antigo
Os registos bibliográficos das 4075 obras que constituem esta coleção encontram-se disponíveis em pesquisa online. Estas obras constituirão, para a investigação, um recurso fundamental para o estudo e compreensão da História das Ideias, Doutrinas e Correntes Filosóficas.
Espólio Maestro Manuel Ivo Cruz
O Maestro Manuel Ivo Cruz fez a doação do seu espólio musical ao Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em Cerimónia protocolar no dia 3 de Junho de 2009, na Sala de Orquestra, Campus Foz.
Colecção Guilherme Braga da Cruz
A Colecção Guilherme Braga da Cruz é constituída por cerca de 12 000 obras bibliográficas de elevado interesse patrimonial não só pela antiguidade e raridade mas também pela diversidade temática (História, Direito, Artes, Religião, etc.).
Ligações
- Sítio web: http://www.biblioteca.porto.ucp.pt/pt
- Catálogo: http://biblioteca.catalogo.porto.ucp.pt/docbweb/psqbol.asp?base=ISBD
- Repositório Institucional: http://repositorio.ucp.pt/