A Biblioteca da Escola Naval tem a sua origem remota no Depósito de Escritos Marítimos idealizado pelo Capitão-de-Fragata Dantas Pereira, então Comandante da Companhia Real dos Guardas-Marinhas e criado por Decreto de 1 de abril de 1802.Desde 1934 e com a mudança da Escola Naval para atuais instalações no Alfeite, que o seu espólio é principalmente constituído por obras de caracter didático e com “interesse para a instrução”, tendo no seu acervo cerca de doze mil monografias.
Serviços Prestados
Consulta e leitura presencial; Acesso ao catálogo informatizado; Empréstimo domiciliário e interbibliotecas; Apoio à pesquisa bibliográfica; Apoio na localização dos documentos em acesso livre; Apoio à investigação e difusão seletiva da informação; Acesso a recursos em linha (catálogos, repositórios, bases de dados e publicações); Apoio em serviços de fotocópias e digitalizações.
Política de Admissão de Utilizadores
A Biblioteca da Escola Naval tem como objetivo apoiar todos os departamentos de ensino, os docentes e discentes da EN, facultando, nas melhores condições de utilização, os recursos bibliográficos e o património documental e informativo necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e educação permanente dos oficiais dos quadros permanentes da Marinha. Pode ainda servir como suporte a outras atividades autorizadas pelo Diretor da Biblioteca.
Fundos Especiais / Coleções Digitais
Contando com cerca de 12000 exemplares, as coleções da Biblioteca dividem-se entre o Fundo Geral onde se incluem as Monografias, Publicações Periódicas, o material não-livro e as Teses; o Fundo de Reservados e algumas Coleções Especiais, resultantes de coleções privadas.
Ligações
- Sítio web: http://bibliotecas.defesa.pt/ipac20/ipac.jsp?profile=ben
- Catálogo: http://bibliotecas.defesa.pt