A documentação existente no Arquivo Municipal de Vidigueira confunde-se com parte da vivência e desenvolvimento da região, representando o resultado das vicissitudes da história local, sendo um elemento produtivo da acção dos homens e do tempo, com reflexos tanto ao nível destrutivo como de enriquecimento.
O volume documental dos arquivos foi menor ou maior conforme a complexidade organizacional e/ou administrativa o que, consoante o caso, implicou alterações no seu tratamento, conservação e nos espaços de armazenamento. A acepção de “arquivo” ganhou assim importância quando os documentos atingiram a cota máxima dos espaços disponíveis nas instituições e quando foram reconhecidos os seus valores para fins probatórios, informativos ou de investigação.
Procurando dar resposta às necessidades de espaço e apostando na modernização, a Câmara Municipal encetou esforços para obter um espaço próprio para arquivo, alcançando tal aspiração em 1998. Seguiu-se a execução do projecto que, comparticipado pelo PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais) e com o apoio técnico do Arquivo Distrital de Beja, possibilitou a construção do edifício de Arquivo e Serviços. A instalação física da documentação concretizou-se em 2005.
O tratamento arquivístico da documentação – em desenvolvimento – permitirá conhecer a história das entidades que a produziram e, consequentemente, do concelho de Vidigueira e das suas Gentes… Gente anónima e outras tantas como Vasco da Gama, Fialho de Almeida ou Bento de Espinosa que enraizaram e fizeram eclodir o nome desta terra de afamados vinhos pelo mundo.
Acervo arquivístico
O Arquivo Municipal de Vidigueira, hierarquicamente dependente da Câmara Municipal de Vidigueira, alberga o arquivo histórico e o arquivo geral (respeitante à atividade da entidade de tutela) – desde finais do séc. XVII até ao séc. XXI – que se encontrava disperso por vários espaços do edifício dos Paços do Concelho. Integra ainda outros fundos documentais, tais como:
- – Extinta Câmara Municipal de Vila de Frades (1664-1853);
- – Juntas de Freguesias ( Em tratamento arquivístico);
- – Arquivo fotográfico municipal;
- – Uma colecção de fotografia antiga a preto e branco;
- – Uma colecção privada de fotografia.
Serviços
- Sala de leitura / Acesso
- Sala de Leitura
- Reprodução de documentos
- Fotocópias e digitalização de documentos em diversos formatos, de acordo com a Tabela de Taxas e Licenças do Município de Vidigueira.
- Serviço educativo
- Não tem serviço educativo, mas sempre que solicitado recebe grupos escolares ou outros, bem como, realiza exposições temporárias com a documentação à sua guarda.
Regulamento
Regulamento disponível em:http://www.cm-vidigueira.pt/susProjects/susWebBackOffice/uploadFiles/cmvidigueira_pt_sus/componentPdf/SUS55D43A87BEDB8/ARQUIVO_MUNICIPAL.PDF