A origem do arquivo de Torres Novas confunde-se com a do próprio município, uma vez que o seu acervo é constituído por documentação produzida pela câmara municipal, e/ou pela administração central respeitante ao concelho, e dos serviços municipais no âmbito das suas funções, desde os primórdios da criação dos municípios. Em meados do século XIX, o «antigo arquivo da câmara» era composto por um espólio referente a períodos históricos mais recuados (segundo Artur Gonçalves, dele faziam parte cartas, alvarás régios, provisões e outros documentos). Esta documentação terá desaparecido em 1868, em virtude de um violento incêndio que deflagrou na repartição da Fazenda, destruindo parte do edifício camarário, à época situado naquela que é hoje a praça 5 de Outubro, que, nessa segunda metade de Oitocentos, devido à presença do edifício da câmara municipal, era chamada de praça dos Paços do Concelho.
Atualmente, o acervo do Arquivo Municipal de Torres Novas está instalado no edifício da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e, desde 2011, congrega no mesmo espaço os fundos provenientes do antigo Arquivo Histórico de Torres Novas e do Arquivo Geral da Câmara (arquivo intermédio).
Fundamentalmente constituído pela massa documental autárquica, produzida no âmbito das atribuições da câmara e dos serviços municipais, a partir da 2ª metade do século XIX, o Arquivo Municipal de Torres Novas está vocacionado para a gestão do património documental do município de Torres Novas. É um serviço de gestão transversal a toda a câmara municipal, atuando em todas as fases do circuito documental, tendo como eixos orientadores da sua ação a gestão da documentação corrente e intermédia; a promoção da investigação e da divulgação da documentação histórica ou definitiva relativa ao concelho de Torres Novas e a avaliação, conservação, preservação e difusão dos documentos arquivados.
A salvaguarda da documentação municipal é do interesse de todos os munícipes pelo seu carácter estruturante, probatório e patrimonial, um legado da história do concelho.
Acervo arquivístico
Câmara Municipal de Torres Novas
Outros Órgãos da Administração Local
Administração do Concelho
Fundos Diversos / Espólios Particulares
Hemeroteca
Fototeca
Instrumentos de pesquisa
- Inventário – Arquivo intermédio
Guia de Cotas – Arquivo Histórico
Guia de Registo de Legislação Portuguesa
Descrição – Espólio do Cartório da Igreja do Salvador e Torres Novas
Descrição – Espólio da Igreja de Santiago de Torres Novas
Serviços
A consulta de documentos é facultada ao responsável pelo atendimento ao público, após pesquisa nos instrumentos de pesquisa.
O Arquivo dispõe de uma sala de leitura própria.
O acesso a sala é feito através da Biblioteca Municipal.
Não é permitido reproduzir qualquer documento sem autorização do técnico de arquivo responsável.
Realização, mediante marcação, de visitas orientadas ao serviço e aos respectivos depósitos.
Realização de mostras documentais
Iniciativa “Documento do mês”.
Para as escolas há disponível uma carteira de oficinas dentro da temática arquivística.
Regulamento
Disponível em http://www.cm-torresnovas.pt/images/documents/Financeira/Regulamentos/Reg_Arquivo.pdf