Arquivo Municipal de Lagoa
A primeira referência ao Arquivo Municipal de Lagoa é no próprio alvará régio de D. José, de 16 de janeiro de 1773, que cria o concelho de Lagoa e que refere “[…] a qual se remeterá à Camara da dita Villa, para se guardar no Archivo della para seu titulo; […]”.
Segundo alguns estudiosos, terá existido outro documento, seu contemporâneo, que instruiria “[…] que transitasse para a recém criada vila d’Alagoa, como fiel e honrosa depositária, o arquivo e o estandarte do extinto município de Alvor […]”, o qual foi integrado no termo de Portimão no primeiro documento mencionado. Essa informação é sustentável pelo facto de este município possuir o mencionado estandarte e, o Arquivo Municipal de Lagoa possuir um livro de atas da Câmara Municipal de Alvor (1749 – 1760) e uma carta régia para a mesma edilidade de 1766.
Ao longo dos tempos a documentação em posse do município transitou por distintos espaços até ser maioritariamente concentrada no Convento de São José.
Em 1999, a Câmara Municipal de Lagoa concorreu ao Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais, visando a adaptação de um edifício, cujo início de construção se data de 1887 e que começou a funcionar como Depósito de Água em janeiro de 1890. Assim, em 2001, o Arquivo Municipal de Lagoa enceta uma nova fase da sua existência ao inaugurar este espaço especificamente destinado e adaptado para a conservação do acervo sob custódia desta edilidade.
Acervo Arquivístico
O acervo que integra o Arquivo Municipal de Lagoa é composto não apenas por documentação oriunda do sistema de informação municipal, mas também de outros organismos já extintos ou fruto de doações e/ou por intermédio de depósito, com documentação anterior à própria criação do concelho, em 1773. Desconhecendo-se o primitivo espaço onde esteve depositado, o mesmo permaneceu na posse dos respetivos produtores, armazenado no sótão do edifício dos antigos Paços do Concelho e no Centro Cultural Convento de S. José, onde ficou durante duas décadas e do qual foi transferido para o atual edifício. Entre a documentação incorporada ou à guarda do serviço destaca-se a proveniente do sistema de informação municipal, mas também a oriunda de outros organismos já extintos:
- Administração do Concelho de Lagoa
- Adega Cooperativa de Lagoa
- Armação do Cabo de Carvoeiro
- Associação de Regantes e Beneficiários
- Câmara Municipal de Alvor
- Câmara Municipal de Lagoa
- Club Agrícola Lagoense
- Comissão Municipal de Assistência de Lagoa
- Comissão Municipal de Higiene de Lagoa
- Comissão Regional de Turismo do Algarve
- Empresa Corticeira Lagoense
- Famílias: Azevedo e Lobo | Barbado | Biker | Cabrita | Carneiro | Correia Ribeiro | Formosinho | Júdice | Lima | Mafra | Pereira Rocha | Sousa Correia | Sousa Prado
- Fraternidade Operária Lagoense
- Grémio da Lavoura de Lagoa
- Panificadora Nossa Senhora da Luz
- Recebedoria do Concelho de Lagoa
- Sindicato Agrícola de Lagoa
Instrumentos de Pesquisa
Archeevo (em fase de implementação)
Serviços
- Sala de Leitura / Acesso
O Arquivo Municipal dispõe de uma sala de leitura e de uma pequena biblioteca de apoio à investigação. - Reprodução de documentos
A reprodução dos documentos é efetuada através de digitalização.
Regulamento
Diário da República, N.º 82, II Série, Apêndice N.º 43/2002, Aviso N.º 3035/2002, de 8 de abril de 2002

8400-338 Lagoa
Região: Algarve
Diogo Vivas
arquivo@cm-lagoa.pt
https://www.cm-lagoa.pt/viver/cultura-e-cidadania/arquivo-municipal
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.