Biblioteca Universitária João Paulo II da Universidade Católica - Lisboa
A Biblioteca Universitária João Paulo II, a qual faz parte da Rede de Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, tem como missão dar suporte à comunidade académica, promovendo pontes com as faculdades e unidades de investigação, através de um diálogo constante, que permita a adequação dos seus recursos e serviços às necessidades dos estudantes, docentes, investigadores e colaboradores, sem esquecer os utilizadores externos. Desde a sua génese que se caracteriza por ser uma Biblioteca de livre acesso e que estimula a autonomia dos seus utilizadores no acesso aos recursos de informação, tanto físicos como digitais.
A Biblioteca tem um acervo muito rico e diferenciado decorrente das aquisições e doações de que tem sido objeto, incluindo arquivos pessoais e históricos, assim como livro antigo. As principais áreas científicas que a caracterizam são: Literatura, Teologia, Filosofia, Direito, Ciências Sociais, Economia, Gestão, Enfermagem, História, Ciências Aplicadas e Ciências Naturais.
Serviços prestados
- referência e pesquisa;
- formação de utilizadores;
- digitalização de documentos;
- empréstimo interbibliotecas;
- aquisição de publicação;
- revisão de bibliografia;
- atividades culturais;
- apoio em plataformas de ciência e publicação.
Política de admissão de utilizadores
Leitores Internos – são automaticamente todos os alunos, docentes e funcionários da UCP; bem como todos os colaboradores e associados temporários que sejam como tal identificados pela unidade onde se integram.
Esta categoria de leitores é identificada pelo cartão geral da UCP.
Leitores Externos – compreendem os leitores que, não integrando qualquer dos grupos que automaticamente conferem o estatuto de leitor interno, em cada ano letivo decidam inscrever-se como leitores da BUJPII e se encontram na posse de cartão de acesso válido.
Esta categoria de leitores é identificada por cartão específico.
Investigadores – os leitores internos ou externos podem requerer este estatuto especial, o qual implica um regime de empréstimo específico (diferente nº de obras requisitáveis, e prazo de devolução). Este estatuto só fica ativo depois de o pedido ter sido deferido pela direção da Biblioteca.
Visitantes – qualquer pessoa que não seja leitor pode aceder ao serviço da Biblioteca como visitante ocasional, até um máximo de cinco visitas por ano letivo; estes visitantes não têm acesso ao serviço de empréstimo (domiciliário, ou interbibliotecário).
Fundos especiais e/ou coleções digitais
Pela sua especificidade tem a Biblioteca João Paulo II recebido ao longo da sua existência um conjunto de doações de Bibliotecas que têm viando a ser tratadas, estando disponíveis com estatuto de fundo reservado; este estatuto não impede a possibilidade de consulta local e mesmo de empréstimo, que no entanto deve ser apreciado em cada caso concreto.
São disto exemplo os fundos Sousa Franco, Silva Rego, Rodrigues Cavalheiro, Almeida e Sá, Ruy Cinatti, Moreira das Neves, Fernando Silva, Bustorff Silva, Almeida Loureiro, Andrés Romero, Reis Brasil, Correia de Paiva, Sanches Baena, Cabedo e Lencastre, Fernanda Granado, Felicidade Alves, Paulo Sendin, Bayão-Horta, Cunha Ferreira, Fernando Gilot, Maria Laura Sottomayor , José Manuel Sottomayor, Calheiros Veloso, Cortez Liberato, Luís Filipe Tomás, Armanda Esteves, João Franco, Glória Leitão, Glória Garcia, Ernâni Lopes e Amaral Oliveira Biblioteca Almeida e Sá, assim como as bibliotecas António Sardinha, Eduardo Coelho, Campos Pereira, Sociedade Científica de Goerres, Martins Carvalho.

1649-023 Lisboa
Região: Lisboa
Ana Folque e Bruno Marçal
biblioteca.lisboa@ucp.pt
http://bibliotecas.ucp.pt
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.