Atualmente, a Biblioteca da Academia Militar é constituída por dois pólos diferenciados. Um no Palácio da Bemposta, em Lisboa, onde se encontra a maior parte do acervo documental histórico e outro no aquartelamento da Amadora, onde são disponibilizadas as publicações de apoio aos alunos dos primeiros ciclos de estudos.
A história da Biblioteca encontra-se em estreita ligação com a da própria Academia Militar. Constitui-se, inicialmente, de um fundo de obras que pertenciam à Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada em 1790, no reinado de D. Maria I. Em 1839, é atribuída à Biblioteca um avultado número de obras provenientes dos depósitos das livrarias dos conventos cujas ordens religiosas haviam sido extintas em 1834. Desta forma, o seu núcleo bibliográfico foi grandemente enriquecido. Em 1894, procedem-se a obras de restauro na Biblioteca, passando a uma “bela e vasta sala, cheia de luz, com galeria toda em volta” (SENA, 1922).
A Biblioteca tem recebido algumas valiosas doações, como o acervo do Marquês Sá da Bandeira. Para além de diversos manuscritos, a Biblioteca guarda ainda alguns tesouros bibliográficos, como é o caso da obra de Juan Guijarro Siliceo – Ars Arithmetica, de 1514.
A Biblioteca da Academia Militar afirma-se hoje, tal como na sua fundação, como pilar para as atividades de ensino e investigação dos futuros oficiais dos Quadros Permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana.
Serviços prestados
Consulta e leitura presencial; Acesso ao catálogo informatizado; Empréstimo domiciliário e interbibliotecas; Apoio à pesquisa bibliográfica; Apoio na localização dos documentos em acesso livre; Apoio à investigação e difusão seletiva da informação; Acesso a recursos em linha (catálogos, repositórios, bases de dados e publicações); Apoio em serviços de fotocópias e digitalizações, em regime de self-service.
Política de Admissão de Utilizadores
A Biblioteca da Academia Militar tem como objetivo apoiar todos os departamentos de ensino, os docentes e discentes da AM, facultando, nas melhores condições de utilização, os recursos bibliográficos e o património documental e informativo necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e educação permanente dos oficiais dos quadros permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana.Pode ainda servir como suporte a outras atividades autorizadas pelo comando da AM.
Fundos especiais
Contando com cerca de 200000 exemplares, as coleções da Biblioteca dividem-se entre o Fundo Geral onde se incluem as Monografias, Publicações Periódicas, o material não-livro e as Teses; o Fundo de Reservados, com cerca de 6000 títulos – nos domínios das Ciências Militares; Incluem-se obras do séc. XVI a XIX, impressas e manuscritas; e as Coleções Especiais, resultantes de coleções privadas, como os acervos do Marquês Sá da Bandeira e do General Cabral Couto;
Ligações
- Sítio web: www.academiamilitar.pt