Os Serviços de Documentação integram: A Biblioteca Prof. Doutor Jorge Ribeiro de Faria e o Centro de Documentação Europeia (CDE).
A biblioteca tem como missão fundamental assistir e apoiar prioritariamente esta instituição universitária (docentes e discentes) e a comunidade em geral, na promoção da investigação e divulgação do saber jurídico, através dos meios de informação de que dispõe nos seus múltiplos suportes; é constituída pelo fundo geral (resultante das aquisições normais e doações pontuais), pelo núcleo Pedro Veiga (objecto de uma valiosa doação feita à U.P., em 1975, por aquele jurista e homem de cultura portuense) e pelo núcleo doado pelo Centro Internacional de Criminologia Comparada (CICC) da Universidade de Montréal.
O Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Porto, que decorre de uma primeira convenção assinada, em 1981, entre a Comissão Europeia e esta Universidade. É um centro especializado na documentação produzida pelas Instituições Comunitárias e tem como principal vocação o apoio ao ensino e à investigação sobre a integração Europeia. Prioritariamente voltado para a comunidade académica e científica, hoje assume também o papel de catalisador da política de transparência da Comissão Europeia na aproximação das políticas comunitárias aos cidadãos europeus.
Serviços prestados
Compete aos Serviços de Documentação da FDUP: gerir todo o seu património bibliográfico e documental; identificar, seleccionar, tratar, preservar, difundir e disponibilizar aos seus utilizadores os recursos de informação necessários à investigação e ao ensino; facilitar a toda a comunidade de utilizadores o acesso à informação e documentação existentes nas suas instalações ou no exterior; proceder à identificação das necessidades dos utilizadores; cooperar com outras bibliotecas e serviços congéneres na partilha da informação e em actividades de interesse comum; assegurar o integral cumprimento das normas constantes no presente Regulamento.
Política de admissão de utilizadores
Enquanto serviço público, os SDFDUP estão abertos a toda a comunidade, sem prejuízo de certos serviços, nomeadamente o de empréstimo domiciliário a utilizadores externos, dependerem da obtenção de um cartão de leitor. A emissão do cartão de leitor a utilizadores externos à Universidade do Porto depende do preenchimento de uma ficha de inscrição de que conste a identificação completa do seu titular, do pagamento de uma quantia a fixar pelo Conselho Directivo e ainda de autorização por parte dos SDFDUP. Será válido por um ano. O estatuto de leitor atribuído automaticamente aos docentes, investigadores, funcionários e estudantes da UP, dispensa a emissão de cartão e é válido pelo período correspondente ao exercício das suas funções, ou à sua inscrição, em qualquer Unidade Orgânica da UP.
Fundos especiais e/ou Coleções Digitais
Os Serviços de Documentação (SD) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto integram dois fundos documentais com características distintas: Fundo da Biblioteca Professor Ribeiro de Faria, constituído por:
Fundo geral, resultante das aquisições normais e doações pontuais; Núcleo Pedro Veiga, objecto de uma valiosa doação feita à UP, em 1975, por aquele jurista e homem de cultura portuense; Núcleo doado pelo Centro Internacional de Criminologia Comparada da Universidade de Montreal; Fundo do Centro de Documentação Europeia da Universidade do Porto, que decorre de uma convenção assinada, em 1981, entre a Comissão Europeia e esta Universidade, constituído pela documentação e informação emanada pelas instituições comunitárias.
A título de informação geral, deve referir-se que toda a documentação se encontra em livre acesso, distribuída sala a sala, em cada um dos três pisos dos SD (conforme plantas em anexo).
A arrumação das obras pelos diferentes pisos fez-se tendo em conta a distinção dos fundos existentes e o tipo de documentos; no caso das monografias do fundo da Biblioteca Professor Ribeiro de Faria, esta foi feita mediante a sua classificação em áreas temáticas, utilizando a Classificação Decimal Universal (CDU).
A sequência da arrumação por sala inicia-se nas estantes laterais e desenvolve-se da esquerda para a direita, a toda a volta, passando depois às estantes dispostas na zona central (devidamente ordenadas e assinaladas).
Ligações
- Sítio web: http://www.direito.up.pt/sd
- Catálogo: http://catalogo.up.pt/F/9LPM5PQQLNLNVKLNNJYP4UFRG8XEYBACSNR91MLR9J8L6PFK24-06931?func=file&file_name=find-d&local_base=FDUP
- Repositório Institucional: http://repositorio.up.pt