O Centro de Documentação e Informação (CDI) é uma área de trabalho do Ecomuseu Municipal do Seixal, integrado na estrutura orgânica da Câmara Municipal do Seixal, na atual Divisão de Cultura e Património. Constitui-se como um dos instrumentos fundamentais para o cumprimento da missão do Ecomuseu, incluindo investigação, conservação, interpretação e difusão dos testemunhos representativos da ocupação humana e da natureza, reportados ao território e à envolvente social em que se insere, contribuindo para a construção e para a transmissão das memórias sociais e para a construção das identidades locais. Especificamente, tem por missão pesquisar, selecionar, processar e tornar acessíveis de forma rápida e eficaz as fontes e recursos de informação de carácter especializado necessários aos utilizadores externos e internos, nomeadamente os respeitantes à gestão e documentação do acervo museológico (móvel e imóvel) do EMS e ao desenvolvimento de projetos de investigação, de difusão e de educação.
Serviços prestados
O Serviço de Referência, através do qual, acolhe e orienta os utilizadores na exploração dos seus recursos e na definição de estratégias de pesquisa e de recuperação; responde a pedidos de informação bibliográfica ou de carácter factual; aceita sugestões de aquisições bibliográficas e relativas ao funcionamento do CDI e reencaminha os utilizadores para outros serviços de documentação.
A Sala de Leitura e Consulta, através da qual aceita e processa os pedidos de consulta presencial; presta todo o apoio e esclarecimentos solicitados pelos utilizadores durante o processo de consulta dos documentos e disponibiliza o acesso e apoia a pesquisa e recuperação de informação.
O Serviço de Reprodução de Documentos, através do qual se aceita e processa os pedidos de reprodução de documentos (impressão, digitalização ou fotocópia) realizados presencialmente ou através de outros meios, respeitando a legislação em vigor sobre direitos de autor e direitos conexos.
O Serviço de Difusão de Informação, que promove e disponibiliza produtos de difusão. Promove também outras atividades de ação cultural e educativa, entre as quais se destacam os ateliês pedagógicos de exploração de temas relacionados com a História e o Património Local, abordando as coleções documentais do CDI.
Condições de utilização
A utilização dos recursos e serviços do CDI não implica a posse de cartão de utilizador mas obriga ao preenchimento de uma ficha de utilizador. O acesso e utilização das coleções documentais, faz-se de forma condicionada, pelo que as pesquisas são sempre acompanhadas e orientadas pelos técnicos do CDI. Este acesso e utilização são feitos exclusivamente em regime de presença para os utilizadores externos, estando disponível o serviço de empréstimo de documentos apenas para os utilizadores internos do EMS.
Têm prioridade na utilização dos serviços e recursos de informação do CDI, os utilizadores internos. O acesso ao núcleo de acervos com valor patrimonial é reservado e está condicionado a prévia solicitação escrita, devendo o utilizador mencionar o objetivo e natureza do trabalho a desenvolver. O utilizador tem disponível na sala de leitura, em livre acesso, uma coleção de obras de referência gerais e especializadas (dicionários, enciclopédias, guias, diretórios, cronologias e bibliografias), bem como uma seleção de revistas e jornais.
Regulamento
Existe um guia de utilizador disponível na Sala de leitura.
Fundos e coleções
As monografias disponíveis no CDI versam aspetos da história e etnografia do concelho do Seixal, da sua economia e património. Têm igualmente uma abrangência regional, disponibilizando informação sobre outras unidades territoriais que integram a região de Lisboa e vale do Tejo e o distrito de Setúbal, proporcionando uma leitura e compreensão alargada da história e identidades locais. Esta coleção está organizada documentalmente segundo os centros de interesse e áreas disciplinares e de investigação do EMS. O CDI dispõe também de uma coleção de jornais de âmbito regional, além de revistas especializadas nas áreas da Museologia, Educação, Etnografia, Arqueologia ou Património. Na coleção de fotografia encontram-se temas relacionados com a Arqueologia e campanhas desenvolvidas por grupos de trabalho do museu; o levantamento industrial no concelho do Seixal; aspetos da construção naval e de embarcações tradicionais a navegar no Tejo e um importante lote de imagens que documentam a trajetória do EMS ao longo da sua existência, entre outros aspetos. Destacam-se ainda na coleção geral registos sonoros, cartazes, postais, desdobráveis, multimédia, cartografia, desenhos, levantamentos arquitetónicos, trabalhos académicos e teses relacionadas com o património local. Nos fundos reservados, o CDI integra um núcleo de acervos adquiridos fundamentalmente através de doação e recolha, com valor patrimonial.
Público alvo
Existem dois segmentos de utilizadores. Os utilizadores internos, constituídos pelos técnicos e colaboradores da DCP e da entidade que tutela a Divisão, o Município do Seixal, que podem utilizar os serviços e recursos do CDI, e os utilizadores externos, nomeadamente profissionais de museus, estudantes, docentes e investigadores interessados nas áreas temáticas de especialização do EMS. No que aos utilizadores externos diz respeito, é a comunidade escolar que mais procura os serviços e recursos do CDI. Dentro da comunidade escolar destacam-se utilizadores provenientes do ensino superior, que procuram recursos para preparação dos seus projetos de licenciatura, mestrado e doutoramento, versando sobre o território, património ou história local do Seixal, ou mesmo, sobre o próprio Ecomuseu Municipal do Seixal.
Catálogo