O notável acervo bibliográfico que hoje compõe esta Biblioteca, mais do que da herança recebida do Instituto de Filosofia Beato Miguel de Carvalho – futura Faculdade Pontifícia e, depois, primeira Faculdade da Universidade Católica Portuguesa –, é devedor, sobretudo, da expansão iniciada com a criação da Revista Portuguesa de Filosofia, em 1944.
Com cerca de cento de cinquenta mil volumes, é enriquecida continuamente com novas e criteriosas aquisições e com significativas ofertas de particulares. O seu fundo documental é constituído por uma considerável variedade de documentos e nos mais diversos tipos de suporte: monografias, publicações periódicas, bases de dados e material não livro.
O seu acervo documental encontra-se dividido em dois fundos: Fundo Geral e Fundo Reservado (livro antigo dos sécs. XVI-XVIII). Os exemplares raros, as primeiras edições, as obras autografadas e os livros com edições esgotadas foram reunidos para melhor acondicionamento e salvaguarda desse acervo.
Sendo considerada uma das maiores Bibliotecas a nível nacional na área de Filosofia, proporciona assim consideráveis condições para o trabalho científico da comunidade académica e demais utentes interessados.
Serviços prestados
- Salas de leitura e consulta presencial;
- Serviço de referência: empréstimos domiciliários e interbibliotecas, orientação nas pesquisas e apoio na localização de informação;
- Acesso ao catálogo online da biblioteca;
Política de admissão de utilizadores
A biblioteca permite a consulta presencial a todos os interessados. Reserva os empréstimos domiciliários para os utilizadores com ligação ao Centro Regional de Braga da UCP.
Ligações
- Sítio web: http://ffcs.braga.ucp.pt/biblioteca/pt
- Catálogo: http://ffcs.braga.ucp.pt/biblioteca/pt/pag/cat%C3%A1logo-da-faculdade-de-filosofia-e-ci%C3%AAncias-sociais
- Repositório Institucional: http://repositorio.ucp.pt