O núcleo bibliográfico que esteve na origem da Biblioteca de Conservação e Museus está intimamente ligado aos legados dos restauradores Fernando Mardel e Abel de Moura, nos anos 30 a 60 do século XX. Em 1967, após a constituição do Instituto de José de Figueiredo (IJF), é oficialmente criada a Biblioteca e o Gabinete de Documentação e Consulta. O acervo inicial incluía as diferentes áreas de especialidade do IJF: investigação laboratorial e conservação e restauro de Pintura, Pintura Mural, Escultura, Têxteis, Documentos Gráficos/Papel, Mobiliário, Talha e Ourivesaria/Metal.
Serviços prestados
Leitura presencial; Serviço de reprodução (fotocópias a preto e branco e digitalização de imagens; exceptuam-se processos de restauro); Consulta de Arquivo
Condições de utilização
A consulta é de carácter presencial mas com marcação prévia.
Fundos e coleções
Em processo de tratamento o Fundo Maria José Taxinha, Reis Santos, Ana Paula Abrantes, Abel de Moura (todos antigos funcionários do Laboratório José de Figueiredo)
Público alvo
Atendendo à tipologia do seu acervo, a BCM está especialmente vocacionada para prestar apoio aos técnicos de laboratório e de conservação da DGPC, a conservadores-restauradores, professores e alunos das diferentes disciplinas da conservação restauro do património móvel e integrado.