O fundo documental está distribuído por três áreas diferentes nas instalações do Museu Arqueológico do Carmo/AAP e encontra-se arrumado em estantes de madeira com portas de vidro. O acervo designado por Biblioteca Histórica ou Antiga localiza-se numa das salas do Museu. Para além do gabinete do técnico responsável da Biblioteca, há ainda um espaço físico para consulta presencial por parte dos utilizadores externos, com um posto de consulta informático. A biblioteca dispõe do Biblio.Net – sistema integrado de processamento e gestão bibliográfica. A indexação recorre a uma lista de termos partilhada por outras bibliotecas de arqueologia, o mesmo acontecendo com o sistema de cotação/organização física do fundo documental.
Serviços prestados
Serviço de referência e pesquisa de informação de apoio às actividades desenvolvidas pela AAP e pelo Museu Arqueológico do Carmo. Consulta presencial de documentos por utilizadores externos; pesquisa bibliográfica no catálogo informatizado; serviço de fotocópia e digitalização.
Condições de utilização
Consulta presencial disponível a associados da AAP e a investigadores devidamente autorizados pela Direcção da AAP.
Fundos e coleções
Cerca de 7700 obras, entre títulos monográficos, obras de referência, publicações periódicas nacionais e estrangeiras e separatas. Para além do português, idioma dominante, vasta bibliografia em francês e inglês, e um conjunto mais reduzido de obras noutros idiomas, nomeadamente italiano e alemão. A arqueologia é o assunto dominante, mas há um número significativo de outras áreas temáticas: história de Portugal, incluindo história da expansão e dos descobrimentos, história local, heráldica, história da arte e da arquitectura, etnografia portuguesa e dos antigos territórios colonizados por Portugal, coom destaque para Angola, Moçambique e Brasil. Para além do português – idioma dominante – há um conjunto significativo de obras em francês, inglês, italiano e alemão. O acervo designado por Biblioteca Histórica ou Antiga, localizado numa das sala do Museu, de vocação enciclopédica, foi sendo constituido ao longo do séc. XIX e primeiras décadas do séc XX, e inclui obras que remontam ao séc. XVII.
Público alvo
Pessoal da AAP/Museu Arqueológico do Carmo, associados da AAP e investigadores.
Catálogo
Redes Sociais