O Arquivo Municipal de Silves começou a tomar forma enquanto espaço próprio na década de setenta, quando se impôs a necessidade de se acomodarem, os documentos congestionados nos serviços, num compartimento específico do edifício da câmara.
No início dos anos 90, por necessidade de espaço, o arquivo das obras foi transferido para o edifício das ex-oficinas da EDP, fora dos Paços do Concelho, na Rua da Central, e posteriormente, em função da explosão documental, a maioria da produção documental, onde, ainda hoje, funciona a Secção de Arquivo.
Em 1994, se iniciou a organização, o tratamento documental e a conceção e implementação do manual de procedimentos arquivísticos dos serviços de arquivo.
Em 1998, a Câmara Municipal de Silves avançou para a candidatura ao PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais), com vista à construção de um Arquivo Municipal conseguindo assim uma acomodação condigna do seu espólio histórico e, a aquisição de uma sala de leitura capaz de responder às necessidades de disponibilização de documentação solicitada pelo público.
A 3 de Setembro de 2005 foi inaugurado o edifício do Arquivo Histórico Municipal, na Rua Porta de Loulé, localizado na zona de proteção das muralhas da Almedina de Silves e do Poço Cisterna, nas proximidades do edifício Central da Câmara e da Secção de Arquivo. Neste edifício está o seu arquivo definitivo e de valor histórico disponível ao público, em geral. A extensão cultural é a parte que permite a extrapolação da imagem do Arquivo para o exterior, fazendo a ponte entre o público e o Arquivo.
O Arquivo Municipal de Silves tem sob sua responsabilidade a preservação e recuperação de toda a documentação produzida e recebida pelos diversos órgãos e serviços no decurso da atividade autárquica.
Acervo arquivístico
Fazem atualmente parte do acervo do Arquivo Municipal de Silves cerca de doze Sistemas de Informação (fundos), designadamente:
Câmara Municipal de Silves – 1504; 1731-1773; 1823-2015
Administrador do Concelho – 1836-1936
Associação de Assistência à Mendicidade de Silves- 1935-1939
Comissão Arbitral – 1943
Comissão de Recenseamento do Júri Especial para o Julgamento dos Crimes de Moeda Falsa – 1860-1867
Comissão do Recenseamento dos Jurados de Sentença – 1856-1881; 1903-1926
Comissão Local da Defesa Civil do Território – 1967
Comissão Municipal de Arte e Arqueologia – 1961-1966
Comissão Municipal de Assistência – 1924-1971
Comissão Municipal de Higiene do Concelho de Silves – 1937-1973
Comissão Venatória Concelhia de Silves – 1922-1957
Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Silves – 1927-1988Para além das fontes manuscritas e impressas, o Arquivo Municipal de Silves dispõe de outras fontes de informação, tais como: iconografia – fotografia e postais ilustrados, cartografia – mapas, plantas e cartas topográficas que fornecem ajuda notável e até indispensável para a história contemporânea.
Instrumentos de pesquisa
- Guias, catálogos e inventários
Serviços
- Sala de leitura / Acesso
- Sala de Leitura
- Reprodução de documentos
- Reprodução de documentos
- Serviço educativo
- Serviço Educativo