HISTÓRIA:O arquivo do Município de Vila Nova de Famalicão é composto por documentação desde 1295 e engloba documentação de todos os serviços municipais, além de outras estruturas que a legislação municipal foi criando ao longo dos anos como, por exemplo o Senado Municipal, durante a Primeira República, o Conselho Municipal, recriação do Estado Novo, em moldes diferentes, de um organismo da Monarquia Constitucional, a Comissão Concelhia da Administração dos Bens do Estado e várias comissões municipais (de Higiene, do Recenseamento Militar, do Recenseamento Eleitoral, do Recenseamento do Júri da Comarca, etc.).
Este sistema de informação abrange documentos relativos aos órgãos do município, serviços administrativos, património, serviços financeiros, impostos, eleições, funções militares, segurança pública, justiça, controlo das atividades económicas, urbanismo, obras municipais, serviços urbanos, saúde e assistência, educação e cultura.
O arquivo da Administração do Concelho, com documentação que reflete as suas funções de natureza policial e de controlo de diversas atividades, desde o recenseamento e recrutamento militar ao registo de passaportes, passando pela tutela das contas de juntas de paróquia e confrarias. No âmbito da administração local de referir ainda documentos provenientes da antiga Câmara do Couto de Landim e várias Juntas de Paróquia e Juntas de Freguesia, sem esquecer os antigos Julgados de Paz, a Junta Escolar e a Comissão Municipal de Assistência.
Infelizmente quando dos incêndios que em Abril e Maio de 1952 destruíram o edifício onde funcionavam os Paços do Concelho desde 1881 e o arquivo municipal sofreu uma enorme destruição, prolongada por anos sucessivos de incúria na preservação dos documentos. Destacam-se atualmente vários arquivos pessoais, arquivos de instituições do concelho, arquivos de família e coleções variadas.
ACERVO ARQUIVÍSTICO
Fundos e coleções que o Arquivo dispõe:
– Fundo da Câmara Municipal: 1685-2017
– Fundo Câmara do Couto de Landim: 1790?
– Fundo Colegiada de S. Tiago de Antas: 1295
– Administração do Concelho de Vila Nova de Famalicão: 1851-1935
– Arquivo pessoal Joaquim José Sousa Fernandes: 1849-1928
– Arquivo pessoal Daniel Rodrigues: 1877-1951
– Sistema de Informação da Família de Alberto Sampaio: 1841-1941
– Arquivo pessoal José de Azevedo Menezes: 1849-1938
– Coleção Sousa Cristino: 1890?-19??
– Coleção Humberto Fonseca: 1897-?
– Coleção de fotografia: 1943 a 1970
– Sistema de Informação Arquivo da Casa de Pindela: 1500 à atualidade
– Arquivo Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão: 1890-2004
– Arquivo Rotary Club de Vila Nova de Famalicão: 1970-2016
– Projeto do Novo Edifício dos Paços do Concelho, Tribunal, etc. da CMVNF / Januário Godinho: 1952-1962
Instrumentos de pesquisa
-
- Catálogo Web do Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão disponível em:http://www.arquivoalbertosampaio.org/
O Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão dispõe de inventário.
- Catálogo Web do Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão disponível em:http://www.arquivoalbertosampaio.org/
Serviços
-
-
- Sala de leitura/Acesso – O Arquivo Municipal dispõe de uma sala de leitura com capacidade para 15 lugares e de uma biblioteca de apoio à investigação.
- Reprodução de documentos – É possível a reprodução dos documentos de arquivo mediante fotocópias (simples e/ou autenticadas) e/ou mediante digitalização até formato A2.
- Serviço Educativo – O Serviço Educativo oferece, mediante marcação, um conjunto de atividades direcionadas a público escolar, sénior e em geral, que constam do plano de atividades do Serviço Educativo. A marcação de atividades pode ser feita através do seguinte endereço:arquivomunicipal@vilanovadefamalicao.org
Regulamento
Disponível online brevemente.
-
Transportes
Autocarros: Central de Camionagem de V. N. Famalicão (7´a pé) Comboio: linha do Norte, estação V. N. Famalicão (13´a pé).