Serviço de Arquivo Municipal foi criado na dependência orgânica do Departamento Administrativo pelo Aviso n.º 1815-A/2005 (2.ª série), Diário da República, n.º 56, de 21 de Março de 2005, Apêndice n.º 38. Este Serviço unificou numa só estrutura, as atribuições, funções e objetivos específicos dos chamados Arquivos Gerais e do Arquivo Histórico Municipal.
As novas instalações do Arquivo Municipal foram inauguradas por Sua Excelência o Presidente da República, na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loulé, no dia 4 de Agosto de 2007.
A infraestrutura arquivística foi construída no interior das fachadas de um edifício com história. No início do século XIX serviu de aquartelamento aos 25 homens da guarnição francesa que, a 18 de Junho de 1808, se renderam ao Major José da Costa Leal e Brito.
Já no século XX teve diferentes usos, designadamente enquanto sede do Sindicato Nacional dos Sapateiros do Distrito de Faro e Escola Primária. A 7 de Julho de 1993, quando servia ao comércio de empreita, palma e chapéus, foi destruído por um incêndio.
O novo edifício teve o apoio da Direção Geral de Arquivo (ex-IAN/TT), no âmbito do PARAM, em resultado do Acordo de Colaboração celebrado a 2 de Outubro de 2001 entre aquele organismo e a Câmara Municipal de Loulé, também contou com financiamento do PROAlgarve.
O Arquivo Municipal passou assim a oferecer instalações modernas e funcionais aos investigadores e aos Serviços da Câmara.
Os 4 depósitos localizados na cave, no rés-do-chão e no 1.º andar, têm capacidade para 4.521 metros de documentos, controlo individual e remoto de temperatura e humidade e proteção contra fogos através do sistema de extinção INERGEN.
No 1º andar, a Sala de Leitura dispõe de 13 secretárias individuais.
Há ainda diferentes espaços para atividades de âmbito educativo e cultural.
Também os documentos de valor administrativo de utilização menos frequente que estavam depositados um pouco por todo o edifício da Câmara Municipal de Loulé são agora preservados, organizados e comunicados em instalações planeadas para responderem às necessidades específicas dos arquivos. Igualmente a incorporação dos documentos do até então existente Arquivo Histórico foi de capital importância para a salvaguarda do seu espólio.
Em 2009 o Serviço de Arquivo passou a ter sobre a sua alçada o Serviço de Expediente, que funciona em outro edifício.
Acervo arquivístico
No que respeita à documentação mais antiga, Loulé possui um rico acervo documental, tanto pela raridade de alguns dos seus documentos, como pela antiguidade e sequência temporal das séries, destacando-se as Atas de Vereações (desde 1384), Correspondência (desde 1761), Tombos e Inventários (desde 1738), Autos de Arrematação (desde 1530), Receita e Despesa (desde 1375), Impostos (desde 1469), Eleições (desde 1559), Justiça (desde 1438), Atividades Económicas (desde 1412), Expostos (desde 1703), Juiz dos Órfãos (desde 1406), tal como documentação oriunda do Administrador do Concelho de Loulé, das Corporações Religiosas, das Sociedades Recreativas e dos Sindicatos sediados em Loulé.
Fundos (http://www.cm-loule.pt/pt/menu/254/inventario.aspx):
Fundo – Sociedade do Gabinete de Leitura da Vila de Loulé (1835-1848)
Fundo – Sindicado Nacional dos Sapateiros do Distrito de Faro (séc. XX)
Fundo – Sociedade Agrícola do Concelho de Loulé (1849-1855)
Fundo – Grupo Aliança Musical (1917)
Fundo – Sociedade Filarmónica União Marçal Pacheco (1899-séc. XX)
Fundo – Sociedade Recreativa Artística Louletana (séc. XX)
Fundo – Sporting Club Atlético (séc. XX)
Fundo – Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (séc. XX)
Fundo – Juiz dos Órfãos de Loulé (1406-1535)
Fundo – Registos Paroquiais de Loulé (1801-1917)
Fundo – Santa Casa da Misericórdia de Loulé (1839-1915)
Fundo – Associação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima [de Loulé] (1930-1947)
Fundo – Mordomia da Nossa Senhora da Piedade de Loulé (1806-1910)
Fundo – Confraria do Santíssimo Sacramento do Ameixial (1835-1897)
Fundo – Confraria do Senhor Jesus dos Passos de Loulé (1768-1911)
Fundo – Confraria de Nossa Senhora da Piedade de Loulé (1652-1786)
Fundo – Convento de Freiras da Ordem Terceira de S. Francisco de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Loulé (1684-1844)
Fundo – Comissão Venatória Concelhia de Loulé (1913-1930)
Fundo – Comissão Municipal de Assistência [de Loulé] (1914-1930)
Fundo – Administrador do Concelho de Loulé (1631-séc. XX)
Fundo – Câmara Municipal de Loulé (1375-séc. XX)Todos os anos os diversos serviços da Câmara Municipal de Loulé transferem, de acordo com uma calendarização, documentação para o Arquivo Municipal.
Instrumentos de pesquisa
- O Arquivo Municipal de Loulé dispõe de Inventários.
Serviços
O Arquivo Municipal dispõe de uma sala de leitura e de uma pequena biblioteca de apoio à investigação.
É possível a reprodução dos documentos.
O Arquivo dispõe de Serviço de digitalização.
Regulamento
Regulamento do Arquivo Municipal de Loulé
Disponível em http://www.cm-loule.pt/pt/menu/503/normas-do-utilizador.aspx