A nossa missão é disponibilizar os recursos de informação necessários à Comunidade Universitária para que possa cumprir os seus objetivos no âmbito do estudo, docência, investigação e relações com a comunidade, bem como promover o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, localização, acesso, avaliação (crítica) e organização da informação.
A Biblioteca insere-se na rede de Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, alargando substancialmente as oportunidades de pesquisa e de consulta aos seus utilizadores, nomeadamente através de um serviço proprietário de empréstimos interbibliotecários. A convergência operacional de metodologias de catalogação, indexação e organização, permite também a consulta do catálogo integral de todas as Bibliotecas da rede da Universidade.
Atendendo à sua natureza, a Biblioteca está especialmente vocacionada para apoiar o ensino e a investigação académica, preocupada em primeiro lugar com as necessidades dos docentes e alunos dos cursos que ali funcionam. Procurando a disseminação universal do conhecimento, é também uma biblioteca ao serviço de toda a comunidade com interesses, profissionais ou outros, no domínio da sua especialização: Biociências e Enfermagem.
Serviços prestado
Sala de leitura e consulta presencial.
Registo de Leitor.
Serviço de referência: empréstimos domiciliários e interbibliotecas, orientação nas pesquisas, identificação de fontes de informação e apoio na localização de informação.
Acesso ao catálogo online da biblioteca.
Acesso a recursos eletrónicos multidisciplinares e específicos.
Disponibilização de ferramenta de gestão bibliográfica automática.
Formação de Utilizadores.
Disponibilização de cacifos.
Política de Admissão de Utilizadores
A biblioteca funciona em regime de livre acesso, com sala para leitura presencial e possibilidade de requisição de obras para leitura domiciliária.
a) Os utilizadores da Biblioteca são de quatro tipos: internos individuais, internos institucionais, externos individuais e externos institucionais.
b) São utilizadores internos individuais os estudantes, docentes, investigadores, funcionários da Universidade. Para estes, o acesso à Biblioteca é imediato e o cartão de identificação é o mesmo que os identifica como estudantes, docentes, investigadores ou funcionários.
c) Os utilizadores internos institucionais compreendem os centros de estudos, as unidades de investigação e as faculdades da Universidade.
d) Indivíduos da comunidade que não tenham qualquer vínculo atual com a Universidade podem obter acesso à Biblioteca como utentes externos individuais. Incluem-se nesta categoria os antigos alunos da Universidade. O seu registo como utilizadores externos procede-se mediante preenchimento de ficha de identificação e posterior emissão de cartão de identificação.
e) Empresas e outras instituições exteriores à Universidade podem obter acesso como utentes institucionais externos. O registo efetua-se nos mesmos moldes dos utentes externos individuais.
f) A emissão do cartão de utilizador externo – individual ou institucional – fica dependente do pagamento de uma taxa por ano letivo, e da autorização da Coordenação da Biblioteca.
Ligações
- Sítio web: http://www.biblioteca.porto.ucp.pt/pt
- Catálogo: http://catalogo.esb.ucp.pt/ipac20/ipac.jsp?profile=
- Repositório Institucional: http://repositorio.ucp.pt/
[/list]