A Biblioteca do Museu Nacional do Teatro e da Dança (BMNTD) foi criada em simultâneo com a fundação do Museu, pelo Decreto-Lei nº 241/82 e está aberta ao público desde 1994.
A BMNTD foi constituída, inicialmente, a partir de três importantes bibliotecas privadas – a de Amélia Rey-Colaço, a de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) e de António Magalhães – e do valioso fundo documental do antigo Grémio dos Artistas Teatrais. A coleção tem sido gradualmente complementada e enriquecida com outros importantes núcleos bibliográficos, grande parte deles doados, entre os quais os dos atores Manuel Santos Carvalho, Paulo Renato, Rogério Paulo, Vasco Santana e Henrique Santana, Mário Viegas e Álvaro Benamor, Varela Silva e Rui Mendes e das atrizes Hortense Luz, Maria Helena Matos e Graça Lobo, bem do Prof. Adelino da Palma Carlos e da Drª. Elina Guimarães, da Profª Ana Haterly, do Dr. Eurico Lisboa (filho), do historiador e professor de teatro Duarte Ivo Cruz, do intelectual multifacetado Ernesto de Sousa, dos críticos de teatro Carlos Porto, Fernando Midões e Tito Lívio, do encenador e dramaturgo Jorge Silva Melo, do cenógrafo e figurinista Lucien Donnat entre outros. Mais recentemente, foi integrada a valiosa biblioteca de dança de José Sasportes, ensaísta, investigador, ex-Ministro da Cultura de Portugal que veio enriquecer muito a coleção, criando um núcleo documental ímpar nesta área das artes do espetáculo em Portugal, ao qual se juntou recentemente a biblioteca do bailarino, coreógrafo e primeiro diretor da Companhia Nacional de Bailado, Armando Jorge. Em paralelo, são feitas aquisições em livrarias, livreiros e alfarrabistas com o objetivo de manter as coleções atualizadas e de as completar.
Serviços prestados
Leitura presencial
Serviço de referência
Serviço de informação bibliográfica
Serviços de reprodução (fotocópia e digitalização)
Regulamento
O regulamento da BMNTD poderá ser consultado do seguinte endereço:
http://www.museudoteatroedanca.gov.pt/pt-PT/biblioteca/Regulamento/ContentDetail.aspx
Fundos e coleções
A Biblioteca do Museu Nacional do Teatro e da Dança (BMNTD) possui cerca de 35.000 títulos de monografias e 300 títulos de publicações periódicas, numa coleção que incide prioritariamente sobre o teatro, dança e ópera.
O fundo geral da biblioteca divide-se em dois grandes núcleos : literatura dramática e bibliografia crítica sobre artes do espetáculo. O primeiro núcleo é constituído por peças, monólogos, duetos, cançonetas, teatro infantil, etc… O núcleo de bibliografia crítica, muito vasto, abrange a história, teoria e ensaio. Deste conjunto destacam-se as obras sobre teatro, dança, ópera, cenografia, arquitetura teatral, trajes de cena, marionetes, encenação, representação. Devem distinguir-se também as coleções de regulamentos, estatutos e legislação, bem como as memórias de gente ligada ao mundo do espetáculo.
Algumas obras são primeiras edições ou edições raras, fazendo também parte deste acervo exemplares de livros anotados por autores, atores ou encenadores, autografados e com interessantes dedicatórias que constituem, por isso, documentos únicos para a história do teatro em Portugal. Por esta razão não existe livre acesso às estantes nem empréstimo domiciliário
A BMNTD possui um núcleo de fundos especiais que são constituídos pelas seguintes coleções: teatro de cordel, com mais de 200 exemplares, publicados nos séculos XVIII e XIX, coplas e libretos. Existe ainda um importante conjunto de peças de teatro originais, guiões, traduções e adaptações datilografadas ou manuscritas com cerca de 6.000 exemplares, muitas não publicadas.
A partir da sala de leitura também é possível aceder às coleções do Museu (http://www.museudoteatroedanca.gov.pt/pt-PT/coleccoes/HighlightList.aspx). A visualização das peças poderá ser feita através do programa de gestão de inventário Matriz, mas poderá ser também oferecida a possibilidade de acesso direto a determinadas peças caso a sua tipologia o permita e a investigação o justifique.
Público alvo
A BMNTD é uma biblioteca aberta ao público em geral tendo todavia uma relação permanente e duradoura com a comunidade académica.
Catálogo
Redes Sociais