O Centro de Documentação do Museu de Olaria reúne um vasto conjunto de documentos divididos em duas grandes áreas: a cerâmica e a etnografia.
Tem como objetivos a salvaguardar e gestão do acervo documental do Museu, e apoiar o trabalho de estudiosos e investigadores.
Incorpora uma biblioteca com múltiplos documentos que vão desde obras diversas a monografias e periódicos, nacionais e estrangeiros.
Serviços prestados
O Centro de Documentação do Museu de Olaria (ou biblioteca especializada) é um serviço fundamental que tem por objetivo salvaguardar e gerir o espólio documental do Museu, para além de promover a sua divulgação junto dos diversos públicos a que se destinam.
Condições de utilização
O Centro de Documentação do Museu de Olaria dispõe de um espaço confortável e acolhedor, disponível no horário indicado. O acesso deve ser precedido de informação dessa intenção à administração do museu dessa intenção, para que, aquando da sua chegada seja acompanhado/orientado por um técnico/a do museu..
Regulamento
Sendo o Centro de Documentação um serviço do Museu de Olaria, o mesmo não dispõe de um regulamento específico, regendo-se pelo regulamento geral que define a vocação, o enquadramento orgânico, as funções museológicas, o horário e regime de acesso público, a gestão de recursos humanos e financeiros do Museu de Olaria, bem como as diretrizes para disponibilização de imagens digitalizadas em alta resolução, para fins publicitários, dos suportes e fotocópias pelo Centro de Documentação.
Fundos e coleções
No Centro de Documentação podem ser consultadas as mais diversas publicações, periódicos, não periódicos e o mais diverso material de divulgação relativamente à cerâmica, olaria, figurado, a etnografia e outras áreas.
Público alvo
O Centro de Documentação (ou biblioteca especializada) é um serviço dirigido a um público específico, nomeadamente, investigadores e estudantes especializados na área da cerâmica.