O Centro de Documentação do Solar Condes de Resende (CDSCR), constitui um dos componentes do serviço público Solar Condes de Resende da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, de caráter informativo, educativo e cultural, bem como um centro privilegiado de investigação especializado, cujas áreas temáticas incidem sobretudo em Arqueologia, História Local e Regional, Património, Etnografia. No CDSCR, o acervo documental, encontra-se classificado em áreas temáticas específicas. Esta classificação permite perceber a arrumação e facilita a localização das obras nas estantes. Classificação bibliográfica: - Freguesias de Vila Nova de Gaia (publicações diversas, sobre as várias unidades geográficas tradicionais – 24 freguesias de Vila Nova de Gaia); - Gaia Geral (publicações diversas, relativas a Vila Nova de Gaia, sobre Instituições, Património, Cultura, História, etc.); - Personalidades (publicações diversas, relativas a personalidades ligadas a Vila Nova de Gaia e outros); - Porto (publicações diversas, relativas ao Porto, sobre Instituições, Património, Cultura, História, etc.); - Região do Baixo Douro (publicações diversas, relativas à Região do Baixo Douro, sobre História, Património, Cultura, etc.); - Terra de Santa Maria (publicações diversas, relativas à Região “Terra de Santa Maria”, sobre História, Património, Cultura, etc.); - Obras de J. A. Gonçalves Guimarães (publicações diversas, relativas a Vila Nova de Gaia sobre História, Arqueologia, Património, Cultura, etc. e outras); - Periódicos (publicações periódicas nacionais e estrangeiras sobre Arqueologia, História local e regional, Património, Cultura, etc.); - Geral (publicações diversas, relativas a vários domínios do conhecimento: Arte, História Regional e Europeia, Arqueologia, Cultura, Património, Numismática, etc.); - Arquivos e Bibliografias (publicações relativas a Arquivos Municipais, bibliografias diversas, catálogos de edições, etc.); - Eça de Queirós (publicações diversas sobre Eça de Queirós e literatura do autor); - Solar (publicações diversas sobre o Solar e obras produzidas pelo serviço); - Obras de Referência (Dicionários, enciclopédias). O fundo documental não está em livre acesso, pelo que o profissional de informação, através das suas ferramentas de trabalho, é o “mediador” entre o utilizador – com necessidades de informação específicas – e os recursos de informação.
Serviços prestados
Serviço de referência e pesquisa – Serviço gratuito, realizado a partir de uma análise prévia das necessidades de informação do utilizador o qual fornece orientações para uma boa utilização do fundo documental. Pode ser utilizado presencialmente, por telefone ou correio electrónico. - Elaboração de bibliografias/ pesquisas temáticas – Podem ser realizadas bibliografias e/ou pesquisas temáticas, gratuitamente, a pedido do utilizador. - Difusão Seletiva de Informação (DSI) – Mediante definição de um perfil de pesquisa de informação relacionada com Vila Nova de Gaia, poderá ser disponibilizada, gratuitamente, via e-mail informação atualizada da documentação entrada no Centro de Documentação. - Serviço de Leitura Presencial – No CDSCR, o utilizador tem uma área funcional para leitura e consulta das espécies bibliográficas (monografias, publicações periódicas, obras de referência, etc.). - Serviço de Reprodução de Documentos – A reprodução de documentos, quer em fotocópia e digitalização, é feita mediante o preenchimento de formulário próprio e o pagamento da reprodução deve ser efetuado no ato da encomenda. O tempo de resposta aos pedidos dos utilizadores, depende do volume do pedido e da capacidade de resposta do serviço. Contudo, até um máximo de 20 cópias efetuamos de imediato, superior a este número o utilizador aguarda um contato telefónico (aguardando, em média, 1 a 2 dias). Os preços de reprodução documental encontram-se disponíveis e expostos no Centro de Documentação, para conhecimento dos utilizadores.
Condições de utilização
Leitura presencial. O CDSCR não faculta aos seus utilizadores o livre acesso às estantes. O acesso aos documentos é condicionado. - A utilização dos fundos documentais é orientado pelo técnico do CDSCR, que atua como mediador entre as necessidades de informação expressas pelo utilizador e os recursos e produtos de informação geridos e produzidos pelo serviço. - O CDSCR não disponibiliza serviço de empréstimo domiciliário de documentos.
Regulamento
Por razões de preservação e segurança do fundo documental não é permitido comer ou beber na sala de leitura, anotar, sublinhar, dobrar, rasgar ou danificar, sob qualquer forma, os documentos consultados. - Para não perturbar a qualidade do ambiente de trabalho e a concentração dos utilizadores, não é permitido fumar ou utilizar telemóveis (excepto no espaço exterior). - A recolha de imagens ou som nos espaços do CDSCR está condicionada a solicitação e autorização prévias. - É permitida a utilização de computadores pessoais portáteis, desde que desprovidos de som. - Os livros e documentos utilizados pelos utilizadores devem ser deixados em cima das mesas, para posterior arrumação pelo funcionário.
Fundos e coleções
O Fundo Documental é constituído atualmente por uma base geral de 7.300 títulos (monografias, publicações periódicas, trabalhos académicos, teses publicadas e não publicadas, prospetos, postais), provenientes da permuta de publicações que efetuamos com 151 Instituições, quer a nível nacional, quer internacional (Espanha, Alemanha, Eslovénia, Brasil, Cróacia e Itália), a que se somam os núcleos específicos abaixo referidos. O CDSCR possui um Catálogo Geral informatizado (contendo Monografias, Trabalhos Académicos, Separatas, etc.) e uma base de dados referentes a Publicações Periódicas (Nacionais e Internacionais); De igual forma, disponibilizamos aos utilizadores outras bases de dados existentes no CDSCR, nomeadamente: - Material Cartográfico (Mapas e Plantas Topográficas); - Coleção de Cartazes (contém 251 títulos, com particular incidência sobre a História Local e Regional, Património, Etnografia e Arqueologia); - Coleção de jornais (contém 20 títulos, entre 1949-2009) - Partituras impressas (séc. XIX e XX); - Analíticos das publicações periódicas existentes no CDSCR (assuntos relacionados unicamente com Vila Nova de Gaia). O Solar Condes de Resende em protocolo de colaboração com a Confraria Queirosiana, sediada nesta Casa, disponibiliza aos seus utilizadores, outras coleções, nomeadamente: - Colecção Manuel Inácio Luíz (Espólio diversificado, constituído por 494 títulos, com literatura de autores portugueses e estrangeiros, etc.); - Núcleo documental Teófilo Braga coligido por sua aluna Júlia Cunha (composto por fotografias, periódicos, livros, opúsculos, folhetos estampas, desenhos, etc.); - Núcleo documental do escritor J. Rentes de Carvalho (Espólio constituído por um conjunto diversificado de diversas espécies bibliográficas: livros, fotografias, cartazes, revistas, caricaturas, etc.) - Coleção Rocha Artes Gráficas (contendo edições desde os anos 70 da Empresa de Tipografia Rocha Artes Gráficas); - Núcleo bibliográfico Dr. Raul Ferreira da Silva (Espólio diversificado em vários domínios, nomeadamente: Arte / História da Arte; Desporto; Eça de Queirós; Enciclopédias; Geografia e Viagens; História de Portugal; História do Mundo; Medicina; Museus e Monumentos; Outros; Porto; Revistas; Material Não Livro: CD-Rom, DVD e Video); - Coleção Charters de Azevedo (Espólio Queirosiano)
Público alvo
Para além de apoiar os investigadores do Solar Condes de Resende, o CDSCR tem, igualmente, como missão, prestar apoio ao público em geral mas, como serviço especializado, o seu acervo está mais vocacionado para investigadores e estudantes de nível universitário.
Redes Sociais