Do ponto de vista orgânico, o serviço de Arquivo Municipal de São Pedro do Sul está sob a dependência da Divisão Administrativa do Município. Para além das funções de organização e gestão da documentação da autarquia tem sobretudo a incumbência de controlar e desenvolver o sistema de gestão documental, prestando apoio direto aos serviços na receção, gestão e produção de informação.
Esta orientação do serviço para o tratamento da informação corrente tem também razões históricas. A 20 de Abril de 1967 ocorreu um incêndio no Edifício dos Paços do Concelho o qual levou à destruição da documentação existente.
No que diz respeito às instalações, o Arquivo de São Pedro do Sul possui dois depósitos. No edifício dos Paços do Concelho encontra-se o depósito que alberga documentação mais recente, sobretudo com valor administrativo. Já a documentação com um cariz mais histórico, está instalada numa antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico na localidade de Várzea reconvertida para o efeito.
Acervo arquivístico
Câmara Municipal de São Pedro do Sul: 1967 –
Assembleia Municipal de São Pedro do Sul: 1976 –
Conselho Municipal de São Pedro do Sul: 1967 – 1976
Instrumentos de pesquisa
- O Arquivo Municipal dispõe de inventário.
Serviços
- Sala de leitura / Acesso
1. A consulta dos documentos é facultada no gabinete do técnico responsável pelo arquivo.
2. Sala de leitura partilhada com a Biblioteca Municipal.
A reprodução de documentos é possível mediante requerimento para o efeito, com os custos associados de acordo com o previsto no artigo 1º da Tabela de Taxas do Município de São Pedro do Sul:
http://www.cm-spsul.pt/images/files/editais/ctlicencas/taxasmunicipais_01022016.pdf
O Regulamento de Arquivo encontra-se disponível em:http://www.cm-spsul.pt/images/files/cultura/regulamentos/reg_arquivo_sps.pdf.