A Biblioteca-CDI integra-se no Núcleo de Biblioteca e Informação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, constituído pela Unidade de Biblioteconomia, Arquivo Histórico e Património Museológico e a Unidade de Difusão da Informação e Biblioteca Digital. Tem por missão organizar, gerir, preservar e difundir recursos e fontes documentais, constituindo um pólo de conhecimento e disseminação do saber que visa promover a acessibilidade do utilizador à informação de modo a contribuir com pertinência e evidência para a educação, investigação e tomadas de decisão na prática clínica no CAML: Centro Académico de Medicina de Lisboa (FMUL, IMM e CHLN).
A sua história desenrola-se ao longo de quase dois séculos de existência, cruzando-se naturalmente com a história do ensino médico em Portugal. Orgulhosa do seu passado, mas de olhos postos no futuro, a Biblioteca-CDI pretende contribuir para o incremento da qualidade e competitividade do ensino/aprendizagem e investigação, alinhando a sua estratégia de actuação com os objectivos definidos para a FMUL e de acordo com os níveis de excelência e qualidade promovidos pela ULisboa. A equipa, tem por lema “trabalhar sempre em prol das necessidades do utilizador e dos seus interesses, chamando a si a responsabilidade de desenvolver incessantemente as suas capacidades profissionais e de relacionamento humano, revelando interesse pelo evoluir das tecnologias da informação, pesquisando novas fontes de informação em saúde, de modo a estabelecer com o utilizador uma cumplicidade profissional que conduza à excelência dos serviços prestados”. Compromisso institucional, credibilidade, inovação e cooperação são os seus valores.
Serviços prestados
Salas de estudo;
Salas multimédia;
Empréstimo domiciliário;
Empréstimo interbibliotecas;
Serviço de referência;
Avaliações bibliométricas;
Apoio a trabalhos académicos;
Formação de utilizadores;
Fotocópias, impressões e digitalizações;
Biblioteca digital;
Acesso remoto aos recursos online via VPN;
Aquisição, gestão e tratamento técnico de colecções.
Política de Admissão de Utilizadores
Conforme expresso no Regulamento da Biblioteca-CDI, artigo 3º Condições de Utilização:
1. São utilizadores internos os alunos, docentes, médicos e investigadores do Centro Académico de Medicina (FMUL, HSM e IMM) bem como docentes e investigadores de instituições com as quais a FMUL estabeleceu protocolos de colaboração pedagógico-cientifíca. Estes utilizadores devem apresentar sempre o seu cartão de utilizador e têm prioridade no atendimento relativamente aos utilizadores externos.
2. São utilizadores externos as entidades individuais ou colectivas que necessitem de aceder aos serviços da Biblioteca-CDI e respectivo fundo bibliográfico.
Estes utilizadores deverão solicitar uma autorização de acesso à Biblioteca-CDI mediante a apresentação da identificação e após o preenchimento do formulário de registo de utilizador externo.
Fundos especiais
A Biblioteca-CDI dispõe de um valioso Núcleo de Livro Antigo com aproximadamente 4000 exemplares. Esta colecção, rica em espécies dos séculos XVI a XIX, provem de antigas livrarias conventuais extintas e de importantes legados como o do Dr. Simão José Fernandes. Este núcleo é composto igualmente, por um espólio sectorizado de Anatomia Normal, com cerca de 600 obras, onde se distinguem os Atlas Anatómicos, dos séculos XVI a XX. Composto maioritariamente por livros impressos de encadernação em pele e, por dois incunábulos, um de 1492 e outro de 1493, este acervo contém obras raras de inestimável valor tais como a 2ª edição do Atlas de Anatomia de Andreas Vesalius, De humani Corporis Fabrica; um valioso conjunto de obras de Hipócrates e o Tratado de Anatomia de José António Serrano. O Núcleo representa a herança histórica e institucional do ensino da medicina em Lisboa. A necessidade de acessibilidade ao núcleo histórico, para estudo e investigação tem vindo a crescer, em virtude do projecto “UL Digital”, que foi desenvolvido pela Biblioteca-CDI e financiado pela FCG, no âmbito da preservação, digitalização e difusão das obras raras (Biblioteca Digital).
No Pólo das Ciências Morfológicas encontram-se também legados de ilustres figuras da história da medicina portuguesa contemporânea e da FMUL. Destes destacam-se os espólios dos seguintes Professores: J. F. David Ferreira; Victor Fontes; J. A. Serrano; Henrique de Vilhena; J. Silva Horta; C. Celestino da Costa; Sousa Martins; Sílvio Rebelo; Luiz de Pina; Maximiano Correia; Barahona Fernandes; Miguel Bombarda; Marck Athias e Egas Moniz.
Ligações
- Sítio web: http://www.biblioteca.fm.ul.pt/
- Catálogo: http://aleph18.sibul.ul.pt/
- Repositório Institucional: http://repositorio.ul.pt/
- Blog: http://biblioteca-cdifml.blogspot.pt/
- Twitter: https://twitter.com/BibFMUL
- Facebook: https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-CDI-da-Faculdade-de-Medicina-de-Lisboa/106854982670045